quinta-feira, 22 de maio de 2008

Como no Mundo Da Fantasia...


As histórias são um processo criativo que visam a reflexão da conduta humana.

Quando somos pequenos e nos instruem para o código moral da sociedade, preenchem-nos o imaginário de fábulas e de contos de fadas, onde a diferença entre o "bem" e o "mal" é tão clara como a água e o azeite que nunca se misturam. Somos confrontados com a ideia de que os bons são mártires tão perfeitos como santos e os maus tão maus que quase sempre tal podridão estravasou para o exterior, tornando-os mais que feios e de verrugas no nariz.

Contudo, na vida real, será alguma vez alguém exclusivamente mau? E não são as circuntâncias, tantas vezes cruéis e injustas, que nos moldam e nos vincam a personalidade? Sendo assim, será justo apontar o dedo e condenar, quem no fundo somente se revolta para com o que a vida nunca lhe deu? Será o "mal" apenas um pedido de ajuda desiquilibrado de quem tráz uma ferida que não pára de doer?

Talvez seja preciso explicar aos nossos filhos que a bruxa da Branca de Neve só desejava, no fundo, ter alguém que a amasse e a fizesse sentir bela e que a Branca de Neve também tinha defeitos.

Muitas das histórias que nos contam têm sempre os personagens bons e os personagens maus e é necessário que assim o seja, já que, em ambas as esferas, qualquer personagem é a metáfora da busca pela liberdade, que se encontra oprimida pelo conservadorismo e o egoísmo.


Texto Adaptado de: Ana Cristina Silva

Obrigado à Cris pela autorização da publicação do Texto! =D

1 comentário:

MarianaR disse...

tu e a Cris -> as minhas escritoras preferidas :)

adoro-vos @